Corrente de Reviews 2013 – Danshi Koukousei no Nichijou

Danshi Koukousei no Nichijou

Quem não queria ser jovem para sempre?

Antes de mais nada, deixo aqui o aviso aos demais membros da Corrente que o meu post estava marcado para o dia 09/09, mas acabei não postando porque nenhum outro participante havia me indicado até o momento. E pra minha surpresa foi bem neste dia que o Clube de Anime UFABC postou sua review da Corrente e me indicou. Então acredito que algum membro anterior a mim tenha atrasado sua postagem, consequentemente, atrasando e alterando as datas dos membros que viriam e ainda virão depois, como foi comigo. Tentei falar com o Did, mas imagino que ele esteja ocupado e por isso não me respondeu até agora, então eu acabei postando hoje, numa quarta-feira, porque os dias das postagens da Corrente são nas segundas, quartas e sextas, logo, se no dia 09 (segunda) alguém postou no meu lugar e me indicou, acabei achando mais razoável postar numa quarta-feira (hoje), pra tentar manter a ordem. Agora, se alguém avisou os demais membros do atraso por email, já aviso que não recebi, como deu pra perceber. Ou foi isso, ou o Did me passou a data errada da postagem, hahaha. Enfim, aviso dado. Vamos agora ao que realmente interessa!

Danshi Koukousei no Nichijou

Danshi Koukousei no Nichijou anime

Yoshitake, Tadakuni e Hidenori

Sou eu ou você também sentiu saudades da época de colégio?

Danshi Koukousei no Nichijou é originalmente um mangá. Ele é um slice of life e foi publicado por mais de 3 anos na Gangan Online, da editora Square Enix. Foi escrito e desenhado por Yamauchi Yasunobu e teve um total de 7 volumes encadernados. Além de um anime, Danshi também ganhou uma adaptação em live-action para o Outono japonês deste ano. Atualmente o autor começou um novo mangá, intitulado Zai x 10, na mesma revista.

Além das boas vendas com os encadernados, Danshi conseguiu aumentar bastante sua popularidade em 2012, quando ganhou uma adaptação animada para a TV em 12 episódios. O trabalho realizado pelo diretor Shinji Takamatsu (Gintama, School Rumble) ao lado do estúdio Sunrise foi excelente. Tão bom que o anime foi bastante popular em vários países fora o Japão. Nos EUA, por exemplo, a popularidade foi tanta que chegou a abrir espaço para a publicação do mangá por lá. Em entrevista, o próprio diretor do anime disse ter se surpreendido com tal fato, já que ele não imaginava que uma série tão ”doméstica” conseguiria se destacar. Shinji Takamatsu achou bem bacana e disse que aqueles personagens são realmente um retrato dos jovens japoneses atuais.

Danshi Koukousei no Nichijou 17

Indo pra aula

Eu ainda não tinha assistido o anime até ele me ser indicado pelo pessoal do Clube de Anime UFABC, mas já tinha os episódios baixados no meu computador. Foi a chance perfeita para assistir o anime e posso dizer que eu AMEI Danshi! Nunca pensei que acharia algo tão engraçado como Baka to Test, mas, pra minha felicidade, estava enganado.

Danshi Koukousei no Nichijou é de fato um slice of life, ou seja, não possui por trás uma grande história a ser explorada, desenvolvida ou com grande objetivo, mas sim um pano de fundo ideal para ela acontecer. O grande objetivo da série é criar uma simpatia, uma relação, uma identificação sua com os personagens, para possibilitar momentos despretensiosos e de diversão a quem assiste. Basicamente, mostrar o dia a dia dos personagens e as situações cômicas pelas quais eles passam. E sem dúvidas Danshi cumpre esse papel e serve como um ótimo anime para confortar e divertir, de maneira despreocupada, quem o assiste, afinal esse é o objetivo dos slice of lifes.

Danshi Koukousei no Nichijou 5

Danshi Koukousei no Nichijou 6

Karasawa wins!!

O anime consegue facilmente criar um afeto entre nós e os personagens. Dentre os vários que aparecem nos episódios, cada um tem uma personalidade diferente e bem simpatizante. O próprio anime deixa mensagens nos mini-intervalos/vinhetas dizendo que não é necessário decorar o nome de todos os eles, apesar de a maioria você acabar lembrando por serem tão legais. O verdadeiro protagonista da série é o Tadakuni. A história começa nos apresentando ele e seus dois grandes amigos, o Hidenori e o Yoshitake. De início, a história se foca nos três, mas não dura muito até outros personagens serem apresentados. Um fato engraçado é que o próprio Tadakuni não aparece em vários episódios, gerando piadas do próprio anime e dos personagens sobre este fato. A justificativa deles é de que o Tadakuni tem uma vida normal demais e, apesar de tratar do dia a dia, eles só trariam as partes mais interessantes. Por isso a sua ausência em vários episódios. Já digo de antemão que ele não fazia falta quando não aparecia, mesmo eu gostando dele.

Danshi Koukousei no Nichijou 8 Danshi Koukousei no Nichijou 9

Os episódios são divididos em várias mini-histórias, deixando tudo num ritmo muito natural e sem aquela sensação de que estão arrastando algum episódio ou algo do tipo. Esse método foi aprovado pelo próprio autor do mangá, que disse para o diretor que ele poderia fazer o que quisesse no anime. Enquanto Tadakuni é aquela pessoa mais calma e lúcida, Hidenori e Yoshitake são um pouco diferentes. Yoshitake é, digamos, o mais louco e trollador entre os três. Já o Hidenori é aquele que aparenta ser o mais sério da turma, mas que na verdade é totalmente o contrário. Ele se destaca tanto na história, que tornou-se o personagem que mais apareceu entre todos os episódios do anime. Sempre que ele aparecia, era certeza de que nos divertiríamos muito.

Danshi Koukousei no Nichijou 7

Danshi Koukousei no Nichijou 11

Presidente, Vice-Presidente, Karasawa e Motoharu, respectivamente

Mas o que fez este anime ser maravilhoso, foi também os outros personagens. Eles são tão cativantes que você tem a sensação de que todos são protagonistas. É algo muito bacana, porém melhor ainda porque não existe inimizade, todos são grandes amigos. Além do Tadakuni, do Yoshitake e do Hidenori, outro grupinho de amigos se destacou bastante. Estou falando dos membros do Conselho Estudantil do Sanada Norte (colégio deles), que é formado pelo Vice-Presidente, pelo Karasawa, pelo Motoharu e pelo Presidente, que não teve seu nome dito em nenhum momento, gerando, inclusive, piadas sobre isso. O Presidente é o que menos se destaca entre eles. Num primeiro momento que vemos os três, já temos uma ideia de que eles são todos delinquentes, no entanto, isso se limita apenas as suas aparências, porque todos são muito educados, organizados, atenciosos e gentis, tornando tudo muito mais engraçado. Eles aparecem em vários episódios e são destaque no anime. Além deles, ainda temos a presença de mais um personagem que ganha um bom destaque. Ele se chama Mitsuo e é aquele que sempre se fode ou que tem mais azar entre todos.

Danshi Koukousei no Nichijou 4

Danshi Koukousei no Nichijou 13

Mitsuo

Os meninos estudam todos no mesmo colégio, pelo menos entre esses que eu destaquei acima. Esse colégio é apenas para meninos, mas também existem na história um colégio só para meninas e um outro normal, para ambos os sexos. Essa situação também é aproveitada. Durante alguns dos momentos vemos os meninos na janela com inveja ou debatendo sempre que passava algum cara com alguma menina. Outras situações que envolveram as escolas foram para, além de apresentar novos personagens, realizar um festival cultural entre elas.

As meninas são outro ponto forte de Danshi. Praticamente todas elas não possuem o rosto desenhado, apenas a boca aparece. Isso acontece em diversas situações, mas existem aquelas que o rosto aparece normalmente. Talvez isso tenha sido feito dessa maneira para dizer que elas todas possuem o mesmo tipo de personalidade. Ou quem sabe para mostrar que esse anime não é sobre elas, mas sim sobre os garotos. Mas o mais legal foi a maneira como elas foram retratadas. Apesar de algumas possuírem uma aparência moe, a personalidade delas é puramente o contrário. Elas são como as garotas da vida real. Em determinados momentos elas próprias fazem piadas sobre isso. A partir de um certo episódio, todo final tinha um especial com o cotidiano das garotas colegiais, no qual eram representadas por três personagens. Além de muito divertido, elas ainda faziam sátiras com K-On!, com o moe, com os meninos e com elas mesmas!

Danshi Koukousei no Nichijou 3

Habara , Yanagin e Ikushima, respectivamente

Dentre as personagens femininas, algumas ganharam bastante destaque. A primeira delas foi a ”Garota Literária”. Ela tem uma fantasia com garotos sentados em um local, lendo algum livro e com o vento passando. Pois é, e foi justamente isso que o Hidenori estava fazendo em uma bela tarde em que ela acabou vendo ele. As cenas em que os dois apareciam foram uma das mais divertidas no anime, na minha opinião. Outra personagem feminina que se destacou foi a Ringo, presidente do conselho estudantil do colégio Sanada Leste. Ela é extremamente engraçada ao natural. Ela tem complexo de inferioridade e por isso não suportava o fato de os meninos do conselho estudantil do Sanada Norte (Presidente, Vice-Presidente, Karasawa e Motoharu) serem super organizados e educados. Eles sempre apareciam juntos em alguns dos episódios.

Danshi Koukousei no Nichijou 10

Danshi Koukousei no Nichijou 12

Garota Literária e Hidenori

Outras personagens femininas que apareciam de vez em quando era a irmã do Tadakuni, que todos chamavam ela de imouto (irmã), inclusive o próprio Tadakuni! Outras que apareciam as vezes eram a irmã do Karasawa, a menina que trabalhava junto com o Tadakuni e o Hidenori e também a professora deles. As cenas com a professora eram sempre muito engraçadas. Teve um episódio em que eles tiveram que preencher um papel dizendo o que queriam ser após o colégio. Ela sabia que eles não tinham levado a sério e por isso decidiu ler alguns na frente de todos e apareceu de tudo, inclusive o que mostra na imagem abaixo.

Danshi Koukousei no Nichijou 1 Danshi Koukousei no Nichijou 2

O character design é bem genérico, mas bastante agradável. Apesar de a animação ser simples, ela não compromete, já que não é exigida. Os traços foram muito bem aproveitados. Em determinadas situações durante os episódios, os personagens mudavam as suas expressões e nessas horas os traços passavam a ser muito detalhados, tornando as cenas mais engraçadas ainda. E tudo isso acontecia de maneira natural e muito bem encaixado. Em meio a tudo isso temos uma trilha sonora comum, mas também muito bem utilizada. A ”Garota Literária” possuía uma OST só pra ela. E sempre que ela aparecia a OST tocava ao fundo. Sempre que isso acontecia a pessoa já começava a rir, porque sabia que essa OST dramática era perfeita para nos fazer rir com os dramas super exagerados de determinadas cenas. Sem dúvidas esses dramas exagerados que apareciam em vários episódios eram outro ponto forte do anime. Impossível não rir com a maioria deles, como o da imagem abaixo, no qual o Hidenori estava mega preocupado, pois queria avisar a menina que tinha um cabelão na pinta dela!! Simplesmente genial, hahaha!

Danshi Koukousei no Nichijou 19 Danshi Koukousei no Nichijou 18

Mas não pensem que só de dramas exagerados viveu a comédia de Danshi. Muitas vezes eles nos faziam rir e divertir até mesmo com temas e situações bem mais sérias. O legal é que grande parte de tudo que acontece nas histórias são de fácil identificação, porque são e foram coisas que já aconteceram conosco ou que ainda acontecem toda semana! Da pra perceber que tudo é muito bem feito. Podem ter certeza que as situações e as piadas acontecem de maneira extremamente natural, sem nenhuma forçação de barra. Se esse é mais um dos destaques do anime, não posso deixar de mencionar outro importantíssimo: os seiyuus. Eles foram brilhantes! Foram muito mais do que apenas vozes, foram verdadeiros atores! Todos perfeitos e de incrível qualidade. Gostei bastante principalmente dos que deram as vozes para o Hidenori, para o Vice-Presidente e para a Ringo. Shinji Takamatsu, o diretor do anime, contou em entrevista que cada dia de gravação foi divertido e animado. ”Era como se estivéssemos em uma escola real”. Disse também que para este trabalho, os atores agiram de acordo com o modo que se sentiam a respeito da cena, sem ser dado a eles alguma direção. No entanto, após as suas tomadas, eles olhavam ”para mim” como se perguntassem: “Isso ficou bom?“. ”Então, sinto que os personagens e os atores foram todos feitos em conjunto”.

Danshi Koukousei no Nichijou 15Danshi Koukousei no Nichijou 14

Danshi Koukousei no Nichijou 16

Ringo e o Conselho Estudantil de Sanada Norte

Acho que uma das coisas que mais me agradou ao assistir Danshi Koukousei no Nichijou foi, além do que já mencionei anteriormente, a nostalgia. Meu deus, como eu lembrei da minha época de colégio enquanto assistia o anime. Senti muitas saudades de praticamente não ter nenhuma preocupação como naquele tempo. Diria até que senti saudades daquelas preocupações, que naquele momento julgava elas como horríveis, mas que hoje percebo como eram insignificantes perto das que todos temos quando começamos a crescer. Podem ter certeza que mesmo não tendo feito várias coisas que os personagens fizeram, até porque algumas delas só em anime mesmo, ainda assim me envolvi a ponto de me sentir ao lado deles naquelas situações tão boas e engraçadas. E quando isso acontece é sinal de que realmente o anime me agradou e me marcou. Mas eaí, quem não queria ser jovem para sempre?

Danshi Koukousei no Nichijou 20

Deixo então meu agradecimento para o pessoal do Clube de Anime UFABC pela ótima indicação e recomendo fortemente Danshi Koukousei no Nichijou pra todos que gostaram ou se identificaram com alguns dos pontos que eu comentei na review. Recomendo também até mesmo para aqueles que não são muito chegados em animes assim, pois ele é muito engraçado e divertido. Sem falar nos momentos de nostalgia! Então é isso, gente. Espero que tenham gostado!

E essa foi a estreia do Gekkou Gear na Corrente de Reviews! Espero participar no ano que vem novamente! Agora a Corrente seguirá pelo blog, e parceiro do Gekkou GearAnime Portfolio. Uma honra tem indicado um anime para eles, até porque foi um dos primeiros sites da blogsfera que eu conheci, sem falar na força que deram quando eu apenas estava começando o Gekkou Gear. Minha indicação para o Anime Portfolio foi o anime Koi Koi Seven. Estou MUITO curioso para ler a opinião deles sobre este anime bizarro. Só espero que eles não tenham perdido a sanidade mental assim como eu acabei perdendo quando assisti essa bagaça!

Pra conferir todos os posts da Corrente de Reviews, acesse a central.

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

To_LOVE

Recruta-se!

hayate2co8pw9

Att, Gekkou Hayate

21 comentários em “Corrente de Reviews 2013 – Danshi Koukousei no Nichijou

  1. Pingback: [Corrente de Reviews 2013] – Koi Koi 7 | Anime Portfolio

  2. Muito bacana o texto, o anime é realmente excelente, um de meus preferidos de 2012. Bem, atualizei no Anime Portfolio a explicação sobre o que ocorreu com as datas para que houvesse dois textos, o seu e o meu, publicados hoje. Infelizmente como deixei bem claro em minha resenha, não gostei de Koi Koi Seven.

    Curtir

    • Muito obrigado Evilasio o/. Sem dúvidas um dos melhores de 2012!

      hahahaha, acho que não existe alguém no mundo que tenha gostado. Nem o diretor e nem o autor do mangá. O mangaká deve ser um drogado djasoijsoidjsai

      Mas que bom que a Corrente está normalizada quanto as datas ^^

      Curtir

  3. Cara. Danshi pra mim é um dos animes que eu me recuso a apagar do computador, apesar de não ter espaço mais nem pros vírus D:
    Ele é um ótimo anime e tem um fator Replay íncrivel, não consigo deixar de rir toda vez que assisto. E putz, aquela parte em que o Hidenori fala sobre o ídolo dele é íncrivel kkkkkkk

    Curtir

  4. bem eu já havia visto danshi e sem dúvida e um dos melhores animes de 2012, agora com esse post me deu uma vontade enorme de ver o anime novamente.

    Curtir

  5. Danshi koukoseu no nichijou é um anime muito divertido! eu gosto muito dos episodios da garota literaria, são sempres os melhores. Acho legal tambem quando eles começam a “interpretar papeis”, como aquele episodio que eles figem estar num rpg.

    Curtir

  6. Alô Gekkou Hayate!

    Esse nick não é alguém que se achou sumido do Netoin?Um nome assim não é dos mais pops e seria mais fácil de lembrar.Mas mudando de assunto,estranhei mesmo a data,mas com a dúvida reticente;enfim…

    Ideias sobre sua postagem pegando suas legendas emprestadas para estruturar opiniões,perguntas/respostas,jogar conversa fora(p/ combinar com o anime) etc:
    01] ‘Quem não queria ser jovem para sempre?’R= O Guy-sensei queria.#QuemNunca
    02] ‘Sou eu ou você também sentiu saudades da época de colégio?’ R= A cena de correr com comida parece Tsuritama.Porém a saudade em si,tem que ficar longe por um tempo pra saber… ou não?É capaz da saudade vir dos intervalos entre os estudos,o slice of life pretensioso e estudado(só que não se prevê muita coisa)
    etc. =D
    03] ‘Karasawa wins!!’?R= Vence com a capciosidade de não memorizar o nome e a pessoa vai lá e guarda o nome entre esquetes?
    04] ‘Presidente, Vice-Presidente, Karasawa e Motoharu’?R= Pela cara deles “não dá pra saber quem é quem”.Isso se atribui ao ignorar dos nomes?
    05] ‘Mitsuo’Ele tem tempo de estudar?Pois aparente ser o único que o quer.
    06] ‘Habara , Yanagin e Ikushima’: Empreguetes moe?Já estão ensaiando o canto e a dança.
    07] ‘Garota Literária e Hidenori’: Em meio à essa seriedade literária,procurou saber se a OST em particular ‘tinha essa risibilidade’ a terceiros?
    08] ‘Ringo e o Conselho Estudantil de Sanada Norte’: Uma sala de clubes para animes não costuma ser nada mais que um QG para fazerem tudo,menos estudar.

    Depois ler tudo o que escreveu e selecionou em fotografias,o real intuito desse post foi o de compartilhar diversão e se abster de aprofundamento em dados
    técnicos.E quando botou as imagens e parágrafos relativamente médios,tornou-o com efeito parecido com esquetes,entende?
    Levar sua participação como uma série risível de parágrafos me apresenta como um tipo de homenagem ao entretenimento e nostalgia recebidos,logo a melhor
    maneira -a meu ver- de promover seu texto.

    P.S.: O design desse blog parece uma página de revista pop.Tomem como elogio. 🙂

    E isso é tudo pessoal!

    Curtir

  7. Pingback: Sidonia no Kishi, a batalha pela salvação – Corrente de Reviews 2014 | Gekkou Gear

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s